Como ser aprovado(a) em uma seleção de estágio

julho 13, 2016





Para quem já leu essa postagem, vai ver que não foi nada fácil eu conseguir encontrar um estágio que estivesse dentro dos meus princípios, e que eu fosse selecionada!

Antes de falarmos sobre as dicas para se sair bem numa seleção, vou te contar alguns pontos importantes que fazem toda a diferença! vamos lá:


Antes da empresa te selecionar é você que seleciona a empresa!

Essa é uma etapa muito importante, te digo, antes de sair por aí distribuindo currículo adoidado, procure saber o que é essa empresa, o que ela faz, o que ela espera contribuir para a sociedade, quais são os princípios dessa organização, eles realmente coincidem como o meu? Exemplo: Você é uma pessoa que não suporta trabalho escravo, mais se candidata a uma empresa que utilizada trabalho escravo para produzir seus produtos! OPA! não dá né! então é muito relevante observar esses pontos, para que depois você não se sinta infeliz no ambiente de trabalho e acabe ou sendo demitido ou se demitindo!

Não selecione uma empresa somente pelo que ela pode te pagar!

É uma grande cilada querer passar num processo seletivo somente pela bolsa e demais benefícios! na verdade tudo na vida que você escolhe pelo dinheiro e não pela sua felicidade, sempre vai ser uma cilada. Mas não pense que estou falando que você não pode ir para uma empresa que te paga bem, sim você pode, e deve se tiver a oportunidade, mas a questão é, pense primeiro nos princípios da organização, para depois pensar no restante das coisas. 

Saiba dizer não!


Como já falei aqui,  primeiramente quem escolhe a empresa é você, se de repente você se candidatou a uma vaga, chegou lá e a vaga não condiz com os seus valores, não abaixe a cabeça, agradeça pela oportunidade, e procure a próxima seleção!



Depois de todos esses pontos, vamos para a seleção!

Enviando currículo!

Por favor, quando for enviar o currículo por e-mail, esqueça do clichê: 
- OLÁ, CURRÍCULO EM ANEXO
- OLÁ, SEGUE O CURRÍCULO EM ANEXO

É serio, um dos maiores elogios que recebi em todas as seleções que já fui, é parabéns pela criatividade, não aguentamos mais e-mails com "segue currículo em anexo". 

Eu vivo o mundo no seguinte pensamento: O mundo pertence a quem ousa ir na contramão!

Pelo amor de Deus pessoa, não estou falando de ir na contramão na rua, kkk! Falo de ir na contramão das pessoas, que fazem tudo igual, não inovam, não surpreendem, não fazem nada que outras pessoas já não façam! 

Use a caixa do e-mail para fazer uma breve apresentação de quem você é, o que você faz que pode acrescentar para a empresa, ou seja, informações relevantes sobre você que se adequam a vaga. Não vale dizer que é bom cozinheiro se a vaga é para comunicação, a não ser que você consiga relacionar essa aptidão com a vaga.


A Entrevista!

Parabéns, a primeira etapa você já conseguiu!

A parte boa de você fazer todas as análises que falei antes de enviar o currículo, é que quando você chegar na entrevista terá como dialogar com o entrevistador como você pode contribuir para o crescimento da organização dele, já que você sabe as missões, visão de futuro e valores da empresa, só até aí, já temos meio caminho andado!

Encare a entrevista como uma conversa, onde a organização quer te conhecer, e você conhecer mais sobre o que você vai fazer, então não fique só ouvindo o que o recrutador tem a falar, pergunte a ele sobre a vaga, mostre a ele que você tem o perfil que ele procura, dando exemplos práticos de atividades que você já realizou. Nas perguntas que o entrevistador lhe fizer, não tenha medo, pois assim como você escolheu a organização pelos seus princípios, eles também querem entender os seus para ver se você se encaixa na vaga! Se você não for aprovado agora, pode ser que um dia eles ainda precisem de um perfil como o seu, então, a maior dica que eu posso te dar na hora da entrevista: SEJA VOCÊ MESMO! nada de mentir, originalidade é a melhor qualidade de todas as pessoas. 

Dinâmica em Grupo


Muitas organizações optam por dinâmicas em grupo ao invés de entrevista, ou muitas vezes a entrevista só vem depois de você passar pela dinâmica, então cabe a você mais uma vez ser você mesmo, ou desenvolver aptidões que passem a ser você! Ex: Quando eu era adolescente, sempre ela líder da minha equipe, acabou que com o passar do tempo perdi esse perfil de liderança, era uma pessoa mais acomodada, porque de fato, ser líder não é para qualquer um, tem que ser um ótimo mediador de pulso firme para saber argumentar e defender as suas ideias. Depois de muito tempo, me vi na situação que precisava voltar a ter o espirito de liderança, história que eu contei aqui e desenvolvi aqui, e foi assim que eu voltei a ser uma líder, ou seja, eu não era mais, mas decidi querer ser, então desenvolvi essa aptidão em mim novamente.

Se você acha que não tem o perfil da empresa, mas gostaria muito de conseguir essa vaga, desenvolva as aptidões necessárias para isso, não vale ficar de pensamento negativo achando que você não consegue. Para mim, uma cidade que funciona a base do " QUEM INDICA" para conseguir um estágio/trabalho, não foi empecilho para que eu chegasse aonde estou, estudei muito, tropecei muito, me desesperei muito, mas o meu objetivo era conseguir o estágio, me foquei nisso, e depois que eu me foco meu bem, NINGUÉM ME SEGURA!

Se joga, seja ousado, arrisque se não der certo é experiência, se conseguir é meta alcançada! BORA! CHEGA DE PROCASTINAR!

Deixo uma frase que resume meu pensamento de vida:


- Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.
Walt Disney




You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images