Como funciona e para que serve uma Iniciação Científica ?

abril 13, 2016

Fonte da imgem: Centro Universitário Tiradentes.


Hoje, trago para vocês algo que toda faculdade/universidade oferece, mas, muita gente não sabe o que é, e para que serve. Iniciação cientifica é uma experiência onde o acadêmico, entra em um grupo de pesquisa, coordenado por um ou mais orientadores.

Eu, já estou na iniciação cientifica a um ano, estou na linha de comunicação organizacional, com o tema de Governança Corporativa . Nesse mesmo grupo, minha orientadora apresenta outras linhas de pesquisa, bem como, Relações Públicas, Análise do Discurso, entre outras. 

As linhas de pesquisa, variam de orientador para orientador, onde ele, geralmente já passou por todas essas linhas em mestrados, doutorados e PhDs.

Na minha Universidade pelo menos, eles oferecem a opção de você ser pesquisador voluntário, onde você, pesquisa e não recebe bolsa auxílio, geralmente serve, para aqueles que não atingem a média global estipulada em 8,0 pontos, ou não cumprem outros requisitos para ser um pesquisador bolsista. Como bolsista você recebe ajuda de custo da universidade ou de orgãos de pesquisa como por exemplo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e  Tecnológico  (CNPq).


Mas afinal, por que eu devo fazer iniciação Científica?

Primeiramente, a iniciação cientifica te faz mais curioso, explora os limites de criatividade da mente, e te faz ver na prática, como funciona o meio em que você quer trabalhar. A iniciação científica pode ser colocada em seu currículo, te dando um diferencial dos demais. A iniciação cientifica te abre portas, onde você pode estar apresentando sua pesquisa em grandes seminários, fazendo com que você comece a ficar conhecido em seu meio profissional. A iniciação Cientifica, ajuda principalmente aqueles que pretendem chegar a um mestrado, contando que, novamente, o acadêmico com uma iniciação científica sempre terá um diferencial. E, não menos importante, você contribui,deixando seu estudo, sua pesquisa para que outras pessoas possam obter conhecimento, ai bate aquela sensação: - de alguma forma, estou deixando algo para humanidade, sabe? não tem sensação melhor do que contribuir para que o mundo seja melhor. Sair do papo de que quer um mundo melhor, mas não contribui em nada... 


Como me vinculo a um grupo de pesquisa?

Procure na sua Faculdade/universidade, quais os grupos de pesquisa existentes na sua área. Veja quem são os orientadores, quais são suas propostas, e qual se encaixa mais no que você quer. 
Próximo passo,conversar com esse orientador, e já adiantando um pouco do que ele vai falar, você deverá criar  um currículo na Plataforma Lattes (clique aqui) , que é destinado a pesquisadores de iniciação, pós graduados e afins. 

Esteja preparado

Se você está entrando num grupo de pesquisa, só por curiosidade, ou por que acha que é brincadeira, é balela, pesquisa não é para você. Quem for entrar num grupo de pesquisa, fique ciente que precisará ler muitos livros, eu li mais de 8 livros num prazo de 6 meses, com mais de 300 paginas, li mais de 20 artigos científicos, e ainda tenho muito mais coisa para ler, ou seja, a leitura é constante, não é fácil. Às vezes bate ansiedade mesmo, sem falar que é um desafio conseguir conciliar os estudos da facul, com a pesquisa,  mas , eu escolhi entrar por que eu amo descobrir coisas novas, amo ter conhecimento, amo estar próximo da minha orientadora na qual me espelho  na profissional que ela é. Então se você não gosta de estudar, iniciação cientifica não é pra você.

Uma breve história real para comprovar o que eu estou falando, que pesquisa não é pra qualquer um:

Quando comecei o curso em Fevereiro de 2015  já comecei a mapear meus professores e ver qual deles combinaria mais com o meu estilo. Então tive professores publicitários, administradores, marqueteiros e Relações - Públicas. Me encantei pela minha professora RP, toda cheia de conhecimento e bom humor, na linha organizacional, então fui até ela e falei logo no primeiro dia de aula: - Professora, quero entrar em grupo de iniciação cientifica, como eu faço? e ela disse que era com ela mesmo, e que na próxima aula ela explicaria, só que nunca sobrava tempo, mais eu estava sempre no pé dela, falando da pesquisa kk. Até de depois de um mês ela explicou pra toda sala como funcionava, pediu para eu olhar as linhas de pesquisa e ver qual melhor encaixava, eu falei que já havia pesquisado e queria a dela , na verdade, nem tinha pesquisado, mas a minha escolha já ocorreu instantaneamente, ela seria a minha orientadora. Na outra aula, uns 12 alunos dizendo que queriam entrar pra pesquisa também, mais no final, eles acabaram desistindo, por que a exigência é grande, precisa de muita leitura. Eu não desisti, porque eu realmente sempre tive vontade de desenvolver alguma coisa, de contribuir com humanidade, enfim. Mesmo com a minha reprovação, eu estava me preparando para ser pesquisadora bolsista, mas não desisti, sou atualmente pesquisadora voluntária, sem nenhuma ajuda de custo, porém, com um pagamento de muito valor, CONHECIMENTO. 


Então a dica que eu te dou é:  não se queime, em entrar numa pesquisa pra desistir depois, lembre-se que a universidade/faculdade é uma vitrine, e qual a imagem que você quer passar? De um aluno que desiste na dificuldade, ou aquele que vai até o fim ,na humildade, sabendo que talvez nem tudo aconteça como você quer, mais não pode deixar de acontecer o objetivo final. O meu, é nutrir meu cérebro de conhecimento para um dia contribuir em alguma organização, e você ?





You Might Also Like

1 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images