As teorias da Comunicação pt II.

fevereiro 10, 2016

Teoria da Persuasão ou Empírico Experimental .













Acontece por aspectos psicológicos - experimentais, essa teoria defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. 
A teoria dos meios de comunicação resultante dos estudos psicológicos experimentais consiste, sobretudo, na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta, o que toma evidente, pela primeira vez na pesquisa sobre os mass media, a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre emissor, mensagem e destinatário (Wolf, 2003. p.12)

Persuadir os destinatários só pode ser possível, dependendo da forma e da organização da mensagem estão adequadas aos fatores pessoais que o destinatário ativa,quando interpreta a própria mensagem, ou seja, se as informações estão inseridas no contexto sócio-cultural e político do individuo.



Por outras palavras, «as mensagens dos meios de comunicação contêm características particulares do estímulo que interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos elementos que constituem o público. Desde o momento em que existem diferenças individuais nas características da personalidade dos elementos do público, é natural que se presuma a existência, nos efeitos, de variações correspondentes a essas diferenças individuais» (De Fleur, 1970, 122). ( Apud, Wolf, 1999, p. 12).




O Modelo comunicativo é baseado em causa e efeito, muito parecida com o modelo comunicativo da Teoria Hipodérmica, onde defende que, os meios de comunicação não são uniformes para toda a audiência, tais efeitos são , pelo contrário, variáveis de indivíduo para indivíduo, devido a particularidades específicas.

Os fatores relativos a Audiência.



  1. O interesse em obter informações:Quanto mais expostas às pessoas são a um determinado assunto, mais o seu interesse aumenta e, à medida que o interesse aumenta mais a pessoa se sente motivada a saber sobre o assunto; 
  2. Exposição seletiva:  As pessoas tendem a se expor a comunicação de massa, de acordo com as suas próprias atitudes e interesses evitando os outros conteúdos;
  3. Percepção Seletiva: As mensagens são aceitas e assimiladas quando o destinatário considera as opiniões expressadas na mensagem como próximas as suas;
  4. Memorização seletiva: esse fator pode ser divido em dois efeitos, primeiro Bartlett que diz, à medida que o tempo passa o indivíduo seleciona os assuntos mais significativos, condizente com seu universo e se afasta/esquece dos mais discordantes. O outro efeito é chamado de Latente, que diz que a eficácia persuasiva imediata é nula, porém à medida que o tempo passa essa eficácia aumenta.




Os Fatores Ligados a Mensagem


São fatores especifico ligada a mensagem que determinam o sucesso no processo persuasivo.


  1. A Credibilidade do comunicador: a credibilidade da fonte promove aceitação ou recusa do conteúdo da mensagem;
  2. A ordem da argumentação: usada para mensagens com conteúdos bilaterais, possibilita analisar se a mensagem é mais eficaz quando traz os argumentos iniciais a favor de uma posição (efeito primacy) ou se sua eficácia é maior utilizando as argumentações finais de apoio à posição contraria (efeito recency) .
  3. A Integralidade das argumentações: possibilita a análise do impacto das argumentações apresentadas sobre apenas um aspecto do conteúdo ou de ambos os aspectos de um tema controverso focando na modificação da opinião da audiência.
  4. A explicação das conclusões: este fator permite esclarecer se é mais persuasiva a mensagem que apresenta conclusões claras/explicitas ou se é mais eficiente à mensagem que deixa a cargo do destinatário extrais as conclusões implícitas no conteúdo.




Portanto essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, ou seja, convencimento. 


Macete Mundo Acadêmico




Fonte:

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1999. Disponível em: < http://jornalismoufma.xpg.uol.com.br/arquivos/mauro_wolf_teorias_da_comunicacao.pdf> acessado em Janeiro.2016.


PORTO, Gabriella. Teorias da Comunicação. Disponível em: <http://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/> Acesso em Janeiro de 2016


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