Massa, Multidão e público

janeiro 13, 2016







Dentro do mundo da comunicação, existem diferenciados grupos , no qual o Relações - Públicas pode trabalhar. É importante estarmos cientes das conceituações desses grupos, para que saibamos, qual a comunicação mais apropriada para eles.


Massa:

 “Agrupamento de pessoas sem contiguidade espacial; é composta de indivíduos anônimos,que participam de um mesmo comportamento coletivo, porém sem apresentar organização e unidade...” (Cândido Teobaldo).


Ou seja, a massa age de forma irracional, sem embasamento teórico, sem conhecimento cientifico, e por isso, são fáceis de serem manipulados.


Multidão: 

“Grupo espontâneo de indivíduos, unidos por laços de contiguidade física; age baseada em impulsos, sendo inconstante, sugestionável e irresponsável. ” (Cândido Teobaldo).


São irracionais, agem em conjunto, como se fossem uma só pessoa, sendo contagiados pelo momento, sem pensar nas futuras consequências de seus atuais atos.


Públicos: 

“agrupamento espontâneo de pessoas e/ou grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões... ” (Cândido Teobaldo).


Os públicos defendem sua individualidade, não se deixam manipular, e tem uma visão critica dos fatos.



Macete Mundo RP




Fonte :

ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Dicionário profissional de relações públicas e comunicação e glossário de termos anglo-americanos. SãoPaulo: Summus, 1996.




You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images