Segunda Fase, Teorias da Comunicação pt.II

março 23, 2016

Teoria do Gatekeeper



O conceito de gatekeeper (guardiões do portão) foi elaborado por Kurt Lewin, num estudo de 1947 sobre as dinâmicas que agem no interior dos grupos sociais, em especial no que se refere aos problemas ligados à modificação dos hábitos alimentares. Identificando os "canais" por onde flui a sequência de comportamentos relativos a um determinado tema, Lewin nota que existem neles zonas que podem funcionar como "portões"  e como "porteiro":

O conjunto das forças, antes e depois da zona filtro, é decididamente diferente de tal forma que a passagem, ou o bloqueio, da unidade através de todo o canal, depende, em grande medida, do que acontece na zona filtro. Isso sucede não só com os canais de alimentação, mas também com a sequência de uma informação, dada através dos canais comunicativos, num grupo. (apud WOLF, 1999, p.78).


Em 1950, David Mannig White, utilizou este mesmo conceito para estudar o desenvolvimento do fluxo de notícias dentro dos canais organizativos dos órgãos de informação e, sobretudo, para individualizar os pontos que funcionam como "portões" e que estabelecem que a informação passe ou seja rejeitada, escolha essas feitas, pelos jornalistas e mídia em geral, que segundo Robinson:

As decisões do gatekeeper são tomadas, menos a partir de uma avaliação individual da noticiabilidade do que em relação a um conjunto de valores que incluem critérios, quer profissionais, quer organizativos, tais como a eficiência, a produção de notícias, a rapidez.(apud WOLF,1999.p.79)

Na mesma linha de pensamento, 

O gatekeeping nos mass media inclui todas as formas de controle da informação, que podem estabelecer-se nas decisões acerca da codificação das mensagens, da seleção, da formação da mensagem, da difusão, da programação, da exclusão de toda a mensagem ou das suas componentes ( (Donohue - Tichenor - Olien, 1972, 43) apud WOLF 1999.p.79).


Em virtude dos fatos mencionados, entendemos que os guardiões do portão ( jornalistas) são os selecionadores nas noticias que passarão pelo portão ( serão publicadas), onde o mesmo é o responsável pela exposição ou ocultação de uma noticia.   


Lembrando a todos que, os dados aqui apresentados são relativos ao que propõe a teoria. O Blog Marp, tem total respeito pelos jornalistas. Os dados aqui expostos, são somente para conhecimento teórico, sem qualquer apontamento de ética profissional.


Fontes:

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1999. Disponível em: < http://jornalismoufma.xpg.uol.com.br/arquivos/mauro_wolf_teorias_da_comunicacao.pdf> acessado em Fevereiro.2016.


PORTO, Gabriella. Teorias da Comunicação. Disponível em: <http://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/> Acesso em Janeiro de 2016






You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images