Estude para você e somente para você

março 30, 2016



Eu, hoje uma acadêmica de Relações Públicas, vou compartilhar com vocês a experiência que venho passando referente a estudos. Espero que de coração, você consiga extrair a informação necessária nesse post, para não vivenciar o que eu passei.

Desde o Ensino Fundamental, sempre era a CDF ( cérebro de ferro) da minha turma, minhas notas em sua maioria eram entre 8,0 e 10,0 pontos . 

Confesso, que sempre fui acostumada a ser aluna destaque do colégio. Quando ingressei no Curso de Informática também, foi a mesma situação, diplomas de aluna 100%. Enfim, eu realmente amava ser a melhor.

Depois do Ensino Médio, fiz um curso de um ano de massoterapia, onde precisava estudar bastante meridianos, anatomia, e da mesma forma, minhas notas sempre se manteram altas. 

Após esse curso, Ingressei na faculdade de fisioterapia, onde cursei só até o primeiro semestre, por conta de uma fobia que não me deixava ver doenças de pele.

Nesse momento me vi perdida, o que eu poderia cursar?  se eu não me dou bem com cálculos...

Me venho a mente, gastronomia.
- horas, eu amo cozinhar,  amo comer . 
" Lets go" papai google para saber mais sobre essa profissão. Fiz toda uma analise de mercado, e procurei saber se essa profissão me daria condições de realizar as metas da minha vida. Descobri que a curto prazo não. 

Então me lembrei que sempre quis trabalhar com eventos, fazer casamentos, formaturas, mais eu ainda não tinha cursado pois, acredito que o bacharel tem mais poder que um curso técnico ( nada contra, vejo pela realidade de mercado), a partir daí comecei a pesquisar, quando me deparo, com o interessante MUNDO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS. Comecei a pesquisar mais e vi  que um RP poderia trabalhar com eventos e ainda, caso esse mercado não fosse bom pra mim poderia trabalhar com todo um leque de possibilidades, então peguei minha linda nota do ENEM e me candidatei a uma vaga, passei e agora estou cursando.

Primeiro semestre, tudo lindo, notas um pouco abaixo da média que eu estava acostumada, estranhei um pouco, mas achei que fosse por estar conhecendo um sistema diferente, e que no segundo semestre, eu ia voltar a ser a CDF da sala. Coloquei metas na minha cabeça, pois vi que minha universidade tem o Aluno Mérito Acadêmico, onde os três primeiros ganham bolsas de até 100% do próximo semestre a ser cursado. E eu pensei, opa! uma ajudinha na mensalidade (por que é muito caro kkk). Então no outro semestre me internei nos estudos, estudava até meu cérebro começar a vegetar literalmente. mais de 4 horas todos os dias em cima da matéria dada.

Quando após a primeira prova me deparo com a pior nota que já tirei na minha vida, como assim 3,0  na prova que valia 10,0? como?  eu estudei tanto!

- okay, dá pra recuperar, tem o Interdisciplinar, vou recuperar...
Fiz mais uma prova, outro 3,0 de 10,0 ? por que isso? agora que eu estou estudando até mais, como assim mais uma nota ruim?
- Mas tem o inter, vou recuperar!

Resumindo a história, peguei uma equipe de 8 integrantes, que 3 trabalharam, mais a falta de comunicação e a questão de não ouvir o outro, fizeram com que nossa nota fosse mais um 3,0 , onde eu não tive direito nem de ir pra recuperação. Pronto! ai está a situação mais chocante da minha vida. REPROVAÇÃO, e em DUAS MATÉRIAS. 

Chorei, me desesperei, fiquei doente, por que esse interdisciplinar acabou com meus nervos, de tanto que eu corri atrás para que desse tudo certo, mal dormia, mal via o dia passar , para chegar no final, e morrer na praia.

Tenho a sorte, de ter toda uma estrutura do meu lado. Minha mãe, que não ficou me rebaixando ou coisa do tipo, por que acompanhou meu esforço. E meu namorado, que com seu jeito um pouco mais bruto, me deu um chacoalhão e me ajudou a entender muita coisa. Minha orientadora de pesquisa, que também me ofereceu apoio nesse momento, pois ela convive comigo e sabe o quanto sou responsável e dedicada. 

Agora você provavelmente se pergunta:
- se você estudou tanto, por que deu errado?


Vamos lá,  depois de uma auto - reflexão, cheguei a conclusão de como isso aconteceu:

Estudar demais não é igual saber demais 

estou falando que você deve estudar menos? não, estou falando que você deve estudar certo. Não adianta você decorar tudo o que foi passado, não adianta você ficar só com a aula que o professor passa na sala, não adianta você ficar horas e horas na frente do computador. O Primeiro passo, é você se preocupar em investigar, saber tudo daquela aula, quem são os teóricos, o que ele abrange, que comprovação se tem do que ele está falando. Fazer perguntas que tragam essa teoria para realidade, do tipo: se isso acontece-se na vida real, tal teoria funcionária de que forma? porque? como?. E sair da zona de conforto, para o cérebro para sair do óbvio, que foi o que você viu em sala de aula. Não faça a loucura que eu fiz de ficar tanto tempo em cima da mesma matéria, até o cérebro se cansar, por que te garanto, isso não vai te ajudar.

Troque de Técnicas de estudos

Aqui no blog, vou abordar algumas delas, para que te ajudar a ver qual se encaixa melhor. Eu fiquei num método que não funcionou pra mim, pode ser que pra outra pessoa funcione, cada um tem uma forma de ministrar isso.

Comunique-se

Quando o professor marcar a data da prova,  já comece a estudar, para que você tenha tempo de tirar suas todas as dúvidas com ele. e estude tudo que ele passou, porque as vezes, aquilo que você acha que não vai cair, por ser as vezes simples demais, é o que cai, e você se dá mal depois.

Estude para você

Sua maior meta em estudar, não deve ser para passar na prova, deve ser para conseguir conhecimento, pois, o mercado de trabalho não quer saber quanto você tirou na prova, ele quer saber o quão capaz você é para realizar determinada tarefa. Então não estude pra ser o melhor da sala, o melhor do colégio, faculdade, estude para ser o melhor para você, para o SEU conhecimento.

Não se preocupe

Não se preocupe com a nota do colega, se você vai passar ou não, sua busca maior é o conhecimento, e ser for necessário você ter de repetir a matéria para ter conhecimento, você vai feliz, pensando que quando você sair da faculdade/universidade, será um profissional culto e preparado teoricamente. 

Humildade

NUNCA, EU DISSE NUNCA, ache que você sabe, que você domina, os grandes profissionais, estudantes, são aqueles que NUNCA estão satisfeitos com o seu trabalho, e buscam sempre mais e mais aperfeiçoamento.

e por fim, mas não menos importante,


Seja um LÍDER

Se você tem uma ideia, que sabe que vai dar certo, ou está vendo, que algo está errado, junte forças para conseguir mostrar isso, traga fortes argumentos, não tenha medo de expor o modo que você pensa, suas ideias. Todo mundo erra, então demonstre quais os benefícios da sua ideia, seja um MEDIADOR, e chegue a um senso comum com sua equipe, ou professores, não abaixe a cabeça. Mas para isso, você deve ter conhecimento, porque uma discussão não envolve ofensas, envolve argumentos, vence quem tiver o argumento melhor e mais forte.


Então, espero que você absorva esse post, para não passar por situação tão chocante como foi pra mim. Se você tiver mais alguma, entra em contato comigo, e vamos nos ajudar . Estou te esperando.

E-mail : blogmarp@gmail.com



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images