CONSCIENTIZAÇÃO, plágio é crime.

abril 27, 2016





Hoje trago um tema que deveria ter um pouco mais da nossa atenção. Plágio,  definido pelo dicionário Michaelis como "Cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia ou obra, literária ou científica, de outrem".

Aqui no blog, são pesquisados obras criadas por outras pessoas, para se seja desenvolvida uma outra obra, porém, o mesmos recebem a devida referência ao final de cada postagem. Esse cuidado devemos levar para nossa vida acadêmica e profissional, principalmente por sermos comunicadores, ou comunicólogos como queira. 

O plágio pode ser caracterizado bem como a reformulação de uma estrutura de pensamento, entenda como:
Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem. Eu me preocupo só com as coisas certas. 
- Bob Marley

Exemplo plágio:
    
Quando olho para o meu interior, não quero saber o que as pessoas fazem ou pensam. Eu só me preocupo com a justiça.  
 - Blog Marp

Como vocês podem notar, a frase não está igual, mas apresenta a mesma linha de pensamento, a mesma estrutura, e ainda, coloco como sendo minha obra. Isso é considerado plágio.


E tem o plágio descarado, onde a pessoa nem se importa em mudar frases ou palavras do texto, e apresenta a obra como sendo sua, grandes exemplos, são nos trabalhos escolares e acadêmicos, onde a pessoa faz o famoso ctrl C - ctrl V , e na capa do trabalho coloca lá seu nome, no final não tem nem referência.


Plágio é considerado crime por lei, vide LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. 


Por tanto, tenha sempre em mão, as normas da ABNT, que ensinam como citar corretamente. padronize seu trabalho, crie ciência, divulgue sua fonte de conhecimento, pois, alguém estudou muito para chegar até o ponto da sua partida. 

Se utilizar os conhecimentos do Blog Marp ou qualquer outra fonte, referencie em seu artigo ou trabalho, pois, na hora de construir a linha de pensamento, a paritr de uma já existente, a pessoal que o fez, demandou  de tempo, leituras variadas e outras fontes de conhecimento.



Fontes:  

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Planalto. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm.> Acesso em Março de 2016.







You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images