Imagem , Identidade e Cultura Organizacional
abril 20, 2016
Diariamente, durante nossa graduação, vamos ouvir falar muito em imagem, identidade e cultura organizacional. Então vamos compreender mais sobre esses termos.
Imagem Corporativa
Pense agora, numa empresa que você gostaria de trabalhar...
Quais são os seus conceitos sobre ela?
Que ela é uma empresa responsável socialmente? que arrasa na comunicação com seus clientes? que é uma empresa maravilhosa?
Pois bem, essas respostas definem o que é imagem corporativa, que é a percepção que você tem sobre ela.
Para entender mais sobre imagem, te aconselho a assistir Hancock.
Identidade Corporativa
O nome já diz tudo, IDENTIDADE, ou seja, é o que a organização realmente é , o que ela diz ser e o que ela faz. Em suma, sua missão, visão e valores.
- Missão:
É a razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da existência da empresa. Na missão, é exposto o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos seus públicos
- Visão:
É a visão de futuro da empresa. Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos
- Valores:
Pode ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.
Cultura organizacional é a forma com que as pessoas que nela trabalham se comportam e se relacionam.. É umas construção social divida em três níveis de percepção:
- Análise à curto prazo: primeiras impressões que o funcionário tem da organização;
- Análise à médio prazo: a pessoa já percebe os valores da organização;
- Análise à longo prazo: a pessoa vive essência da organização.
Macete Mundo Acadêmico
CHAVIENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. São Paulo: Elserver, 2004.
0 comentários