Desafio do trabalho em equipe
maio 04, 2016Hoje nosso papo vai ser sobre trabalho em equipe !
Muitas pessoas acham que não sabem trabalhar em equipe, mas, eu acho que na verdade já levaram tanta decepção ou o trabalho foi em grupo, e não em equipe, um querendo ser melhor que o outro e isso acabava gerando alguns conflitos resultante do estrelismo dos componentes, que resultava num trabalho totalmente desconexo com o contexto, por que cada um fazia o que achava melhor. Ou ainda um trabalho em que realmente a maioria estava nem aí, e a minoria é que produzia.
Sim, isso é bastante frequente, bastante revoltante para as pessoas que não são assim. Como vocês já devem ter visto aqui no blog, um trabalho em grupo, sim, grupo, não equipe, contribuiu para a minha reprovação. Mas, acredita que eu também fui culpada! sabe porque? por que eu não exerci papel de líder, cheguei o extremo, faço tudo eu mesma! e na verdade não é bem assim que as coisas funcionam.
Atualmente comecei a me impor mais como líder, e a selecionar melhor as pessoas com quem pretendo trabalhar, apesar de muitas vezes, a escolha da equipe não estar em minhas mãos, porém, eu mudei de postura, e tem me trazido ótimos resultados, quando se fala em desempenho.
Vou te contar agora, como ser um líder, e conseguir melhorar seu desempenho em trabalhos em equipe.
NÃO ESPERE POR ORDENS, SEJA PRÓ - ATIVO
Um líder de verdade não é reativo, não espera que peçam a ele o que fazer. Ele corre atrás das tarefas que devem ser cumpridas, e às faz !
CONHEÇA SUA EQUIPE
É certo que cada pessoa tem um dom, uma potencialidade, e no seu papel de líder, a melhor coisa a fazer é compreender a potencialidade de cada integrante da sua equipe, através de perguntas. Ex: como você acha que poderia contribuir? você é bom com o que? Através de observação, ver a performance dessa pessoa em outras apresentações, procurando saber mais sobre ela, pode ser através de uma conversa mesmo, e nisso, você consegue distinguir que perfil ela tem.
Depois de conhecer sua equipe, saber quem são os pró - ativos e os reativos, você pode perguntar a ele se toparia realizar tal tarefa para contribuição do desenvolvimento do trabalho, evidenciando a potencialidade dele.
ESTABELECENDO METAS E DATAS
Para você não levar um susto quando chegar perto do prazo de entrega do trabalho, e descobrir que fulano não fez nada, ou não fez tudo o que precisava ser feito, estipule datas de entrega de tal parte. Caso, o fulaninho não tenha produzido nada, você poderá tomar providencias, bem como uma reunião com a equipe, onde TODOS falarão o que produziram e fulaninho não produziu nada, e se ele continuar nesse ritmo, medidas serão tomadas.
RESPEITE QUEM COLABOROU
Sabemos o quão difícil é realizar uma imensidade de trabalho em pouco tempo, ai vem fulaninho querendo nota, se não fez nada. Entre em reunião com a equipe para que todos votem a favor ou contra do nome do fulaninho no trabalho, porque lembre-se para ser um trabalho em equipe todos devem participar, inclusive o fulaninho, indague-o do porque ele merece nota, se em nada contribuiu, e veremos até onde vai a sua cara de pau. Outra solução bem simples, são os relatórios de participação, onde é atribuído porcentagens para cada membro e entregue junto ao trabalho, para que o professor tenha ciência de quem fez e quem não fez. Lembrando mais uma vez, que na hora de atribuir as porcentagens, todos os membros da equipe deverão estar cientes, e assinar a baixo do documento.
SE MESMO ASSIM, NINGUÉM COLABORAR, CONVERSE COM O SEU PROFESSOR
Sim, é bem chato ter de fazer isso, mas você não pode ser prejudicado pela falta de vontade dos outros, o melhor a ser feito, é conversar com o professor, explicar suas tentativas de realizar o trabalho e mesmo assim, tais e tais componentes não contribuem em nada. É provável que o professor não mude os esquemas do trabalho, mas pelo menos ele terá ciência que a equipe está reduzida, e isso o ajuda na avaliação final.
Essas medidas eu estou tomando em todos os trabalhos em dupla e equipe que realizo, onde já passei por discussões de alunos que nada contribuíram, e queriam o trabalho pronto para apresentar. Mas, sempre existirá pessoas sangue sugas, uma hora ou outra você terá de aprender a lidar com elas. Espero que esse post te ajude. Sucesso no trabalho, arrasa colega!
0 comentários